A ACIR apresenta a seguinte estrutura associativa:
Legenda:
C – Indústrias extrativas
D – Indústrias transformadoras
F – Construção
G – Comércio por grosso e a retalho; Reparação de veículos automóveis motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico.
H – Alojamento e restauração (restaurantes e similares)
I – Transporte, armazenagem e comunicações
K – Atividades imobiliárias e serviços prestados às empresas
N – Saúde e ação social
O – Outras atividades de serviços coletivos, sociais e pessoais
N/E – Outros não classificados
Pela análise gráfica, facilmente se infere que a grande maioria dos Associados da ACIR representam os sectores de atividade G e H, Comércio por grosso e a retalho; Reparação de veículos automóveis motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico, e Alojamento e restauração (restaurantes e similares), respetivamente.
Sob a forma de peso percentual de cada sector no global de todos os Associados, obtém-se os seguintes resultados:
Sector de Atividade | Peso relativo de cada sector no total de Associados | |
---|---|---|
A | 0,59% | |
C | 0,20% | |
D | 3,16% | |
F | 1,58% | |
G | 58,30% | |
H | 24,70% | |
I | 0,99% | |
J | 0,20% | |
K | 3,56% | |
N | 0,99% | |
O | 4,35% | |
Outros | 1,38% | |
Total | 100% |
O grupo H, o segundo com maior representatividade na Massa Associativa da ACIR, trata-se de um conjunto bastante importante no seio da região. Para qualquer localidade já “é normal” que existam sempre muitas empresas de alojamento e restauração, sendo esta região por excelência de atividade turística, então mais ainda se justifica os valores encontrados. Por outro lado, a restauração (restaurantes e similares) é uma área que necessita, constantemente, de apoio e acompanhamento, pela especificidade do negócio.
Pelo quadro supra evidenciado podemos tirar algumas conclusões importantes, quer para conhecer a estrutura de Associados que compõem a ACIR, quer para saber os campos de atuação o a definir no futuro pela ACIR, tendo em atenção que esta conhece bem que tipo de comerciantes/empresários têm relevo na Associação. Conhecendo-os, permite, muito mais facilmente, saber quais são os seus anseios, as suas necessidades e as suas dificuldades.
Assim os sectores G e H, segundo a Classificação das Atividades Económicas, são os que maior peso têm na estrutura de Associados da ACIR, que em conjunto representam quase 85% do número de Associados, pelo que tem de se ter em atenção este público-alvo, não menosprezando os restantes, obviamente.
Esta concentração de Associados, nestes dois sectores representativos, têm muita relação quer com a estrutura comercial da região, quer com as necessidades que os referidos sectores possuem e que vêm na ACIR uma forma de as colmatar.
O Grupo G, por excelência, é um grupo que encerra em si um conjunto muito vasto de comerciantes/empresários, nomeadamente quando se fala numa região onde o comércio tradicional impera e as micro empresas são uma realidade bem vincada. Existem muito poucas PME, daí a razão para o grande peso deste sector no total de Associados da ACIR. A própria análise do referido sector de atividade deixa em aberto um “sem número” de possibilidades e potencialidades de comerciantes pertencerem a este grupo.
Não se trata aqui de questões meramente turísticas, por quase todos os sectores a retalho dão o seu contributo para o turismo; Releva-se sim pelo facto de ser um sector que, para além das questões turísticas, trabalha com perecíveis, estando sujeito a uma legislação apertada e é muitas vezes sujeito a fiscalizações de atividade alimentar, para não falar, nas de carácter financeiro e económico. Assim, também para os apoiar no cumprimento da diversa legislação que é aplicável a este sector, muitos dos empresários que gerem estas estruturas recorrem à sua Associação, Instituição fundamental para os apoiar (ao nível da consultadoria e defesa) no desenvolvimento da sua atividade.